sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Polícia religiosa prende punks na Indonésia

Texto retirado do blog Punks 4 ever

BANDA ACEH, Indonésia – Autoridades da província mais conservadora da Indonésia, a Banda Aceh, prenderam, nesta quarta-feira, dezenas de punks que foram a um show local no fim de semana, apreenderam correntes, roupas, colares e piercings dos espectadores e até rasparam o penteado moicano de alguns sob o pretexto de proteger os valores muçulmanos na região.

Ainda não satisfeitos, os policiais obrigaram os 65 jovens a se lavarem seminus em um rio local para que a água os “purificasse espiritualmente”, nas palavras do chefe de polícia local, Iskandar Hasan. O delegado também fez questão de entregar uma escova de dentes para cada um dos detidos e gritar “usem-na!”.





Um dos punks presos na ocasião, chamado apenas de Fazan, de 20 anos, declarou-se profundamente revoltado e triste com a ação dos agentes.

- Por quê? Por que o meu cabelo? - disse ele, apontando para a cabeça raspada – Eu não machuquei ninguém. Nós não estamos violando os direitos humanos. Esse é só o modo que escolhemos para nos expressar. Por que eles nos tratam como criminosos?

As mulheres punks detidas, algumas em lágrimas, tiveram o cabelo cortado acima do ombro. Hasan, o chefe de polícia, defende a ação dos agentes.

- Nós não estamos torturando ninguém. Não estamos violando os direitos humanos. Nós só estamos tentando trazê-los para o bom caminho – disse o oficial.





Os jovens devem permanecer 10 dias em “reabilitação”, recebendo treinamento de disciplina militar e assistindo a aulas de religião, incluindo recitação do Al Corão. Depois disso, serão levados para casa, segundo as autoridades.


A província de Banda Aceh é a única no país que ainda segue a tradição secular de impor os preceitos islâmicos como lei. Lá, o adultério é punido com o apedrejamento até a morte, homossexuais são presos ou chicoteados em público, e as mulheres são obrigadas a usar lenços e não utilizar “calças apertadas demais”.



Imagens dos punks detidos em: http://noticias.uol.com.br/album/111214_indonesia_album.jhtm#fotoNav=1
Ligue para o consulado da Indonésia e proteste: 11 3105-2309 / 3104-5398
Endereço do consulado para entrega de manifestos e abaixo-assinados: http://www.consulados.com.br/indonesia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário